Início | Notícias |

V Semana da Psicologia do Desporto e do Exercício da ESDRM

O Núcleo de Estudantes de Psicologia do Desporto e Exercício da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) organizou a V Semana da Psicologia do Desporto e do Exercício, entre os dias 15 e 19 de Março, no Cineteatro de Rio Maior.

Na cerimónia de abertura, que teve lugar no dia 15 de Março pelas 9 horas, estiveram presentes Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Abel Santos, director da ESDRM, Carla Chicau, coordenadora do Curso de Psicologia do Desporto e do Exercício da ESDRM e Diogo Monteiro, presidente do Núcleo de Estudantes da Licenciatura acima referida.

Isaura Morais, na sua intervenção, realçou a importância que o Ensino Superior tem na nossa cidade. “Ao longo destes 12 anos, a ESDRM tem vindo a ser reconhecida, tanto a nível local como regional e nacional, pelo trabalho de excelência que tem desenvolvido na área do Desporto”, frisou a autarca. Mais à frente, a presidente da Câmara Municipal dirigindo-se à comunidade estudantil salientou que “pela relação que estabeleceram com a nossa comunidade, os riomaiorenses devem sentir-se orgulhosos e agradecer o facto de existir na nossa terra esta nova realidade académica”. A finalizar, Isaura Morais desejou a todos os participantes e convidados uma boa semana, e felicitou o director da ESDRM pela escola ter nas suas fileiras “alunos com garra e empenho para desenvolver este tipo de actividades”.

Ainda durante o dia de 15 de Março realizaram-se as seguintes Conferências: “Das Histórias ao Futuro da Psicologia do Desporto e do Exercício em Portugal”, com o orador António Brito, “Perspectivas de Investigação em Psicologia do Exercício” com o convidado José Alves, e “Psicologia Aplicada ao Desporto Adaptado”, na qual foi assinado um protocolo entre a ESDRM e a Federação Portuguesa do Desporto para Pessoas com Deficiência. Neste acto estiveram presentes Mariett Matias, Simone Fragoso (Atleta Paraolímpica), Nuno Vitorino (Atleta Paraolímpico), Hermano Marques e Ivo Quendera. As Conferências foram moderadas por Anabela Vitorino.

Na manhã de 16 de Março foi abordado o tema “Treino Integrado”, numa mesa redonda moderada por Luís Gonzaga, em que participaram os conhecidos treinadores de futebol Carlos Azenha e Rui Jorge. Da parte da tarde seguiram-se as Conferências com os seguintes temas: “Treino Mental no Ténis”, que teve como oradora Cristina Rolo, e “Gestão de Carreiras: Abandono Precoce”, que teve como prelector Carlos Silva e contou ainda com a participação do ex-jogador de futebol do Benfica, Pepa.

No dia 17 de Março, realizaram-se mais duas Conferências que tiveram como temas “Motivação para a prática da Actividade Física na Obesidade: Preguiça e Falta de Vontade” e “Benefícios Psicológicos da Actividade Física e da Modificação Comportamental para a Adesão ao Exercício”. O primeiro assunto abordado teve como orador Pedro Teixeira, e o segundo António Palmeira – ambas as conferências foram moderadas por Luís Cid.

O primeiro tema a ser debatido no dia 18 de Março designou-se por “Desportos de Risco e a Psicologia – Base Jumper” e teve como convidado Mário Pardo. Seguiu-se a Conferência intitulada “Coaching: Atletas, Treinadores e Dirigentes”, o prelector deste tema foi o Joaquín Dosil. Ainda neste dia foi realizado um workshop: “Dinâmicas de Grupo”.

No último dia desta V Semana da Psicologia do Desporto e do Exercício foram abordados os seguintes temas: “Factores Psicológicos subjacentes ao Doping”, com a presença de Henrique Jones e do ex-jogador de futebol Fernando Mendes; e “Nutrição e Bem-Estar em Atletas de Alto Rendimento”, que teve como orador Luís Lavrador. Da parte da tarde foram apresentadas monografias de recém-licenciados em Psicologia do Desporto e do Exercício na ESDRM com a coordenação de Carlos Silva e com a participação de José Silva e Dina Moura.   

A terminar este ciclo de Conferências, José Neto, Luís Gonzaga e o ex-futebolista Delfim abordaram o tema: “A Psicologia nas Lesões Desportivas”.

Esta iniciativa organizada pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia do Desporto e Exercício da ESDRM contou com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, E.E.M. e Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

Mais
2014-11-14

Cinema Digital e 3D
MELHORÁMOS O CINEMA PARA SI! O Cinema no Cineteatro de Rio Maior está já equipado com elevada qualidade de som e imagem, com Tecnologia Digital e ...
Mais
Receba no seu e-mail as Notícias, Agenda e Estreias. Todas as novidades do cinema, espectáculos
e eventos do cineteatro.
E-mail:
Todos os direitos reservados. CineteatroRM. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]