Início | Notícias |

Universidade Sénior “Cantou Abril” e Capitão de Abril falou

A fechar as Comemorações do “25 de Abril”, o Município de Rio Maior, através da Universidade Sénior (USRM), levou a efeito um espectáculo intitulado “Cantar Abril”, realizado a 28 de Abril no Cineteatro, destinado aos alunos daquela instituição.
 
O evento iniciou-se com a projecção de um vídeo alusivo ao Dia da Liberdade, com imagens do dia 25 de Abril de 1974, acompanhadas de um poema de Manuel Alegre.
 
No espectáculo apresentado pela professora da USRM, Manuela Dâmaso, a Vereadora Sara Fragoso falou sobre as Comemorações do “25 de Abril” em Rio Maior. “Quisemos inovar! E penso que estas Comemorações reflectem a forma de como encaramos a efeméride: um dia de libertação de todo um povo”, afirmou a autarca.
 
Dirigindo a suas palavras ao Capitão de Abril, Coronel Marques Júnior, a Vereadora da Cultura declarou que “o Coronel é símbolo de uma luta justa, de uma luta de um militar contra a sua hierarquia e da hierarquia contra a ditadura que nela assentava”.
 
De seguida, a Directora da USRM, Bernardete Maurício, recordou a luta dos portugueses e dos heróis de Abril pela liberdade e pela democracia, manifestando a vontade de que todos recordassem “o dia em que se lançaram pombas brancas e que se cantaram hinos de esperança”.
 
A Rui Andrade, membro do Núcleo Coordenador da USRM e Vice-Provedor  da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, coube a tarefa de apresentar o orador desta noite: o Capitão de Abril, Coronel Marques Júnior.
 
O Coronel Marques Júnior deu o seu testemunho ao presentes sobre a sua experiência pessoal, as razões que levaram os militares a envolverem-se na luta pela liberdade, os preparativos para a revolução, o Dia da Liberdade e o pós-25 de Abril. 
 
“O 25 de Abril parece que foi uma coisa muito fácil porque fizemos uma revolução sem dar um tiro, fizemos uma revolução em que o símbolo é o cravo, fizemos uma revolução que é considerada internacionalmente como um dos movimentos que mais importância teve no aparecimento de outras democracias desde a América Latina a Africa (…) mas nós tivemos também muita sorte porque os nossos adversários eram muito mais do que nós”, confessou o Capitão de Abril.
 
A terminar a sua palestra, o Coronel afirmou ser “muito bonito comemorar o 25 de Abril todos os anos” ressalvando que “o 25 de Abril deve ser comemorado todos os dias, cumprindo Abril”.
 
Após a palestra proferida pelo Capitão de Abril, deu-se início ao espectáculo com os alunos da USRM a declamarem dois poemas alusivos à Revolução dos Cravos. A declamação poética terminou com Bernardete Maurício e Manuela Dâmaso a apresentarem um poema de Manuel Alegre.
 
A finalizar, o Coro da Universidade Sénior de Rio Maior, dirigido pela Directora da instituição, presenteou o público com um reportório essencialmente composto pelas músicas mais marcantes do “25 de Abril”. Zeca Afonso, Manuel Alegre, Manuel Freire e Ermelinda Duarte foram alguns dos autores recordados pelos alunos nesta noite comemorativa.
 
Assistiram ao “Cantar Abril” o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, João Castro, e o Juiz da Comarca de Rio Maior, João Carreira.
Mais
2014-11-14

Cinema Digital e 3D
MELHORÁMOS O CINEMA PARA SI! O Cinema no Cineteatro de Rio Maior está já equipado com elevada qualidade de som e imagem, com Tecnologia Digital e ...
Mais
Receba no seu e-mail as Notícias, Agenda e Estreias. Todas as novidades do cinema, espectáculos
e eventos do cineteatro.
E-mail:
Todos os direitos reservados. CineteatroRM. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]