Início | Notícias |

Conferência com Daniel Sampaio

O Cineteatro de Rio Maior recebeu, no dia 19 de Maio, uma Conferência com o psiquiatra, escritor e professor catedrático Daniel Sampaio.

A Conferência começou com o Espaço “Surpresa”, composto por dois momentos musicais protagonizados pelos alunos do Atelier de Música da Escola Marinhas do Sal.

Seguiu-se a Sessão de Abertura com a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a dirigir-se especialmente a Daniel Sampaio: “esta sala, composta como está, manifesta claramente o interesse que têm todas as áreas que domina. Nunca é demais podermos ouvir quem tanto sabe e tão bem fala sobre determinadas áreas”. A terminar e sua intervenção, Isaura Morais entregou um lembrança do Município ao convidado.

Após este acto simbólico, a autarca chamou para a mesa de honra Daniel Sampaio, Eduardo Oliveira, Coordenador da Equipa de Apoio à Escolas (Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo), Sara Fragoso, Vereadora da Educação, e Maria João Camilo, representante do Ministério da Educação na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Antes da intervenção de Daniel Sampaio, coube a Eduardo Oliveira fazer um breve apresentação da biografia do professor convidado.

Assistiu-se, então, à prelecção de Daniel Sampaio, que ao longo do seu percurso profissional tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência, daí o convite feito pela CPCJ para que viesse a Rio Maior falar sobre os “Adolescentes… Família, Escola, Internet: os Novos Desafios”.

Daniel Sampaio começou por agradecer a disponibilidade da Presidente da Câmara em estar presente nesta Conferência, bem como o convite que lhe foi endereçado para vir a Rio Maior.

Apesar da sua dissertação introdutória sobre a Adolescência, o escritor apelou ao consequente debate entre os presentes afirmando acreditar “que as pessoas evoluem muito mais conversando do que estando só a ouvir”, porque através do diálogo as pessoas podem construir muito melhor o seu conhecimento.

A Família foi o primeiro tema abordado por Daniel Sampaio: “porque é que eu acho muito importante falar sobre a Família? A História indica-nos que, em momentos de crise, a Família é muito importante. Nos momentos de aflição dirigimo-nos às pessoas que estão mais próximas sob o ponto de vista afectivo”.

“Quais são os problemas actuais dos adolescentes que nos devem preocupar? Em primeiro lugar a adolescência é a melhor época da vida, ao contrário do que se diz. (…) Apesar de tudo há um pequeno grupo que tem algumas dificuldades: o desemprego e a integração na sociedade. Nós, os mais velhos, não conseguimos construir para os mais novos um sociedade que os entusiasme”, confessou o orador, sublinhando que os jovens de hoje tem que estar preparados para não terem um emprego estável como tinham as gerações anteriores.

Daniel Sampaio apontou os sinais que podem indicar que os jovens se encontram em dificuldades. “Alguns sinais de alarme que podem, pais e professores, estarem atentos” serão quando os mais jovens não tomam em consideração a opinião dos mais velhos e quando há a ausência de interesse num projecto por parte dos jovens, demonstrando uma indiferença total por tudo o que os rodeia.

O professor falou, ainda, sobre a relação entre pais e filhos, a instabilidade familiar e social que se vive nos dias de hoje, a segunda família (amigos e os grupos), o problema de falta de autoridade dos pais, as novas tecnologias, as redes sociais, a educação sexual e a escola e a relação com os professores, entre outros assuntos relacionados com a temática “Adolescentes”.

A Conferência prosseguiu com um debate, moderado por Eduardo Oliveira, entre a mesa de honra e o público que enchia a sala de espectáculos do Cineteatro, numa troca de ideias e experiências com a qual todos os presentes aprenderam um pouco mais sobre a Adolescência. 

O encerramento desta Conferência ficou a cargo de Maria João Camilo.

Na plateia, para além de alunos, pais, professores e comunidade em geral, estiveram presentes o Vice-Presidente Carlos Frazão, o Vereador da Juventude, Nuno Malta, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, João Castro.

Mais
2014-11-14

Cinema Digital e 3D
MELHORÁMOS O CINEMA PARA SI! O Cinema no Cineteatro de Rio Maior está já equipado com elevada qualidade de som e imagem, com Tecnologia Digital e ...
Mais
Receba no seu e-mail as Notícias, Agenda e Estreias. Todas as novidades do cinema, espectáculos
e eventos do cineteatro.
E-mail:
Todos os direitos reservados. CineteatroRM. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]